Breadcrumbs

O trabalho do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) para a instalação de uma nova faculdade pública e gratuita na cidade durou quase 15 anos e em junho de 2008 se intensificou ainda mais. Na ocasião, Engler organizou uma reunião entre a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e mais de 30 lideranças locais. Era o início da Fatec Franca. No encontro, foram discutidos quais seriam os cursos que a unidade iria oferecer. O consenso, baseado no perfil coureiro-calçadista da economia da cidade, ficou por conta da formação em calçados. “Foi uma vocação inconteste que prevaleceu de forma absoluta”, conta Engler.

Apesar de a reunião fornecer praticamente todos os subsídios necessários para um anúncio, motivações políticas impediram o comunicado oficial. No dia 31 de julho de 2007, em visita à cidade, foi o governador José Serra quem reafirmou as definições tomadas em junho e acabou com qualquer dúvida que ainda pudesse existir. “É confirmado, a Fatec deve ser instalada em breve. Só falta definirmos alguns detalhes. É uma promessa de campanha e, mais que isso, uma necessidade de Franca que ficou provada com nossos estudos. Nada mais justo”, disse então.

Desde então, Engler acompanhou todo o processo de estudos para a chegada da faculdade.

Legislação

Decreto de Criação - A Fatec Franca foi criada por Decreto 39.268 de 23/09/1994, publicado no D.O.E. de 24/09/1994 – Seção I - Página 001.

Autorização de Funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, oferecido pela Fatec Franca.

Parecer 480/09 - Proc. CEE 283/2008 - D.O.E. de 17/12/09 - Seção I – Págs. 24 e 25.

Nova denominação

Faculdade de Tecnologia "Dr. Thomaz Novelino" - Fatec Franca

Com a Lei 13.475 de 30/03/2009 (Projeto de lei nº 276, de 2008, do Deputado Roberto Engler - PSDB), publicada no D.O.E. de 31/03/2009 - Seção I - Página 001, decretada pela Assembleia Legislativa e promulgada pelo Exmo. Governador do Estado de São Paulo, José Serra, a Fatec Franca, unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” - CEETEPS, passa a denominar-se Faculdade de Tecnologia "Dr. Thomaz Novelino".

Para Engler, a lei promove uma justa homenagem a alguém que colaborou para o bem da Educação da cidade. "Na hora de escolhermos o nome da Fatec, examinamos a trajetória da Educação na cidade e acredito que o nome do senhor Thomaz Novelino é absolutamente propício. A Pestalozzi, com seus mais de 60 anos de existência, é referência durante todo esse tempo não só com ensino de qualidade, mas também pelo seu trabalho assistencial. Novelino é o idealizador da Fundação, que chegou a ter uma faculdade, na qual eu mesmo lecionei por um período. Estamos convictos de que a denominação encontrará aprovação da ampla maioria da comunidade francana, bem como dos colegas deputados", disse o deputado.